terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Como combater a ansiedade?

A ansiedade está presente em vários momentos de nossa vida. Também chamada de nervosismo, ânsia ou angústia, esse comportamento está ligado a situações em que nos vemos ameaçados de alguma forma, sendo que essa ameaça é um fator único de cada pessoa.

Especialistas acreditam que a ansiedade em excesso está ligada a problemas na infância e a vivências interpessoais.
O que temos que perceber e aceitar é que a ansiedade tem total relação com o fato de que a vida é imprevisível. O lado bom disso (pensamento sempre positivo!) é que, na maioria das vezes (ainda bem!), está guiando seu caminho, “sentado no banco do motorista”. Esse fato, de levar a confiança até você, lhe ajudará bastante na caminhada contra esse problema.


Concentração

A palavra mágica contra a ansiedade é essa: concentração. Concentre-se de forma que você consiga estabelecer uma relação do que você é capaz e do que você precisa melhorar para obter resultados mais satisfatórios.

Relações

Distancie-se de pessoas negativas, que estão sempre pensando para baixo, colocando dificuldades inexistentes e complicando caminhos fáceis de seguir.
Essas pessoas, sinceramente, não irão fazer bem para você.

Situações

Fuja de situações que lhe causem ansiedade. Se não tiver um jeito de escapar, mais uma vez: concentre-se. Busque focar-se nos problemas reais do momento, mantendo-se frio e calculista. O momento irá passar e você continuará a seguir.

Respire fundo

Parece simples, mas quando estamos ansiosos nossa respiração tende a ficar desordenada. A dica é respirar tranquilamente, buscar a calma interior (isso, totalmente zen) e acreditar no seu poder.

Considerações Finais

A ansiedade é um mal de todos nós. Todos temos um pouquinho de ansiedade. A “jogada final” é não deixar que ela se torne comum e intensa em nossas vidas. Quando a ansiedade se torna maior que nós mesmos, podemos ser bastante prejudicados.
Problemas de auto-estima, que podem se transformar em algo pior como depressão, problemas físicos, dores de cabeça constantes e tensões musculares, são apenas uma amostra desse perigo que é o domínio da ansiedade.
Por isso, se você tem algum problema relacionado a esses citados acima, primeiramente procure um médico, depois concentre-se em evoluir sua noção de capacidade.

Enquanto isso, respire fundo…